Zé Vitor

Em visita ao Conass, Zé Vitor reforça a importância da aproximação do parlamento com os gestores do SUS

O presidente do Conass, secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, recebeu hoje (20), o presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, deputado federal Zé Vitor (PL/MG). O parlamentar se reuniu também com a assessoria técnica do Conselho. A aproximação dos gestores de saúde com o parlamento e a possibilidade de alinhar o trabalho que o Conass desenvolve junto a estados e municípios dentro da pactuação das políticas junto ao Ministério da Saúde foi o principal ponto da reunião. “É importante ouvir também quais são as expectativas da Câmara em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nossas discussões precisam ser coerentes para construirmos um sistema cada vez mais forte e que atenda às necessidades da população”, destacou Baccheretti.

Zé Vítor enfatizou que a troca de experiência da Comissão de Saúde com os secretários estaduais e com a assessoria técnica do Conass será fundamental para a construção de políticas públicas mais efetivas. “É importante termos a contribuição de especialistas e gestores que lidam com o tema diariamente. Isso irá contribuir muito com o trabalho dos parlamentares”, disse, destacando em seguida a necessidade de que o Conass acompanhe a pauta da Comissão.

No encontro o Baccheretti citou alguns temas sensíveis que precisam ser mais aprofundados com os parlamentares, como a participação de estados e municípios nos gastos públicos em saúde, a Proposta de Emenda à Constituição n. 10, que dispõe sobre as condições e os requisitos para a coleta e o processamento de plasma humano e a tabela SUS. Como forma de subsidiar a Comissão de Saúde com os temas que o Conass considera estruturantes para o SUS,  o presidente também entregou ao parlamentar as propostas que os secretários apresentaram aos presidenciáveis e o documento Informações para a Gestão Estadual do SUS 2023-2026.

O deputado também compareceu à reunião da Câmara Técnica do Conass de Laboratórios Públicos.

Fonte: Conass

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *