O deputado Zé Vitor (PL) foi eleito para coordenação do Meio Ambiente na Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, no biênio 2021/2022. A eleição da nova diretoria aconteceu na terça-feira (1º). O atual vice-presidente, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) foi eleito para comandar o colegiado.
As frentes parlamentares são associações que reúnem deputados de vários partidos para debater sobre determinado tema de interesse da sociedade.
Zé Vitor integra um grupo de deputados que sugerem e articulam votações da chamada “pauta verde” na Câmara dos Deputados. Eles defendem que a sustentabilidade e agronegócio não são opostos, uma vez que a preservação contribui para o desenvolvimento e rentabilidade do próprio produtor rural.
“Não deve haver oposição entre ambientalistas e produtores. Vivemos em um momento importante para o Brasil que, em sua essência, já é uma potência verde,” destaca o parlamentar.
Bandeira Verde
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Zé Vitor foi professor no curso de Agronomia da Unipac Uberlândia e secretário de Meio Ambiente de Araguari entre 2011 e 2012. Esteve à frente da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em 2017.
Ao longo do mandato, participou de diversas iniciativas voltadas para a área agroambiental na Câmara e desenvolveu propostas importantes. Uma delas é o projeto de lei do “desmatamento zero” (PL 4689/19), que prevê o monitoramento e o controle das autorizações de desmatamento de vegetação nativa, além de aumentar a punição para os infratores.