Zé Vitor

Zé Vitor articula mobilização a favor de duplicação da BR365 entre Uberlândia e Patos de Minas  

Quem trafega pelo trecho da rodovia da BR 365 entre Uberlândia e Patos de Minas diz que a situação piora a cada dia.  Para fazerem as ultrapassagens, alguns caminhões invadem a pista contrária e outros chegam a trafegar totalmente na contramão sendo esta a principal causa das inúmeras tragédias que acontecem na BR. Vários pontos na rodovia com ondulações no asfalto aumentam ainda mais os riscos de acidentes, são 222 km que necessitam de reparos constantes, a rodovia é de pista simples e o perigo está presente em cada curva ou ultrapassagem.

A quantidade de veículos que transitam diariamente neste trecho é de aproximadamente 15 mil veículos. No ano de 2018 foram registrados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em toda BR 365 um total 596 acidentes, com 817 feridos e 56 mortes,  no decorrer deste ano  já foram registrados 308 acidentes com 525 pessoas feridas e 30 mortos.

Preocupado o com alto índice de acidentes e mortes neste trecho da BR 365 o Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG) participou de uma audiência com o Ministro da Infraestrutura Tarcisio Freitas em Brasília, na última semana solicitando ao órgão do governo federal providências urgentes com relação à necessidade de duplicação da rodovia.

Segundo o parlamentar, estudos e projetos já estão prontos há vários anos para a duplicação da pista, mas de acordo com o Tribunal de contas da União o edital para concessão previu apenas duplicação do trecho entre Jataí-GO e Uberlândia-MG, que ocorreu no último mês.

A Ecorodovias venceu o leilão de licitação, a empresa vai administrar, pelos próximos 30 anos, os trechos que compreendem 437 quilômetros de estradas entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG), importante corredor para escoamento da produção agroindustrial da região.

“Muitos acidentes poderiam ser evitados”, todos os estudos já viabilizados apontam a real necessidade da duplicação da rodovia Esta é uma reivindicação antiga, já são mais de dez anos de espera e até o momento não conseguimos chegar num acordo com o governo federal. Quantos acidentes terão que acontecer para que as autoridades e os órgãos responsáveis se mobilizem em prol de uma solução a favor da duplicação do trecho   Uberlândia e Patos de Minas? Algo tem que ser feito, alguma atitude precisa ser tomada, vamos nos mobilizar, vai ser uma briga dura, mas não podemos ficar de braços cruzados diante de tantas tragédias.”

O parlamentar disse  ainda que vai trabalhar junto aos órgãos responsáveis e acompanhar o que está sendo proposto pelo governo federal para sanar o impasse quanto à duplicação da rodovia.

“Não podemos mais permanecer inertes diante da imensa e indispensável necessidade de duplicação desta rodovia,” concluiu Zé Vitor.

Segundo Informações da Gerente de Projetos do Ministério da Infraestrutura Paula Passos, com relação a BR-365/MG, no trecho Uberlândia – Patos de Minas, há um estudo de viabilidade em fase final de conclusão, contratado pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes – DNIT.

“Estima-se que o referido estudo será concluído neste ano e o Projeto Executivo contratado em 2020. Somente com a conclusão do estudo é que será possível avaliar o escopo do projeto, ou seja, quais seriam as intervenções propostas para a referida rodovia,” informou Paula.

Festa da Padroeira em Romaria

Outro ponto crítico da BR 365 é no sentido ao município de Romaria. Em agosto do ano passado o Ministério Público Federal (MPF) de Uberlândia (MG), chegou a ajuizar ação civil pública para obrigar a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a incluir no projeto de duplicação da BR-365 (entre Uberlândia e Patos de Minas) uma via marginal paralela para pedestres, destinada especialmente aos romeiros que percorrem a pé trechos da rodovia até a cidade de Romaria (MG), onde é celebrada importante festa religiosa em louvor a Nossa Senhora da Abadia e atrai quase meio milhão de fiéis todos os anos.

Mas até o momento nenhuma ação foi tomada ou executada e a situação permanece a mesma.   Devido ao grande número de fiéis que transitam pela rodovia, todos os anos o (MPF) tem que pedir a restrição de tráfego de veículos pesados ao DNIT no trecho da rodovia BR-365, entre as cidades de Uberlândia e Romaria, durante o período da festa de Nossa Senhora da Abadia com o objetivo de reduzir o número de acidentes.

 

 

Assessoria de Imprensa  

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