Cerimônia ocorreu em Ouro Preto (MG), para homenagear a memória de Tiradentes
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, entregou neste domingo (21/4), em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência a 126 autoridades. O deputado federal Zé Vitor (PR/MG), foi homenageado com a Medalha de Honra do Estado, uma das grandes honrarias concedidas a personalidades do meio político, lideranças e entidades que contribuem de maneira efetiva para o desenvolvimento de Minas Gerais, do Brasil e da humanidade.
Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência. De acordo com a Constituição do Estado, o governador decreta a transferência simbólica da capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira de 1823 até 1897.
Para o Deputado Federal Zé Vitor (PR-MG), ser homenageado com a maior honraria do estado desperta e renova o seu compromisso de trabalho com mais esperança e comprometimento proporcionando mais folego ao seu mandato de deputado federal por uma Minas Gerais sempre livre.
“Tiradentes é o mártir da história de Minas Gerais, um personagem além da vida. Sempre peço que esse espirito de luta e liberdade que representa o ideal sublime e difuso da cidadania, permaneça vivo entre nós. Recebi esta homenagem com muita alegria,” disse.
Ainda Zé Vitor, “nenhuma outra ocasião serve tanto de inspiração à causa da democracia brasileira, quanto à comemoração da Inconfidência Mineira. Vinte e um (21) de Abril, é o dia em que Minas Gerais fala ao Brasil. Esta honraria me traz a inspiração do passado e agrega novos e amplos caminhos a serem percorridos com muito trabalho em busca da liberdade, igualdade e oportunidades para todos os brasileiros”.
A entrega da Medalha da Inconfidência ocorreu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).