A pedido do deputado Zé Vitor (PL-MG), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debateu nesta segunda-feira (23) a criação do Dia Nacional da Agricultura Irrigada, a ser comemorado em 15 de junho.
O deputado ressalta que a agricultura irrigada promove um ganho enorme de produtividade, que se reflete tanto na exportação quanto no consumo interno, com alimentos de qualidade mais acessíveis para os brasileiros.
“A irrigação é uma ferramenta que ajuda a garantir a conservação ambiental. Teremos outros momentos para discutir esse tema importante. Recebemos muitas sugestões, muitas reclamações e isso nos faz refletir sobre a importância para todos do agro, desde o agricultor familiar até os maiores”, acrescenta.
A audiência pública contou com a participação dos seguintes especialistas da área:
1. GUSTAVO GORETTI, Coordenador-Geral de Agregação de Valor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; (confirmado)
2. LINEU NEIVA RODRIGUES, Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA; (confirmado)
3. EDUARDO VERAS DE ARAÚJO, Presidente da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA; (confirmado)
4. CEZAR AUGUSTO RIZZI, Superintendente Técnico da empresa CAMPO. (confirmado)