Mudança é reflexo da importância da cidade perante a região e do potencial econômico e turístico
O Sebrae Minas elevou Araguari a unidade administrativa Microrregional (MR) dentro da Regional Triângulo. Com a mudança, o município passa a atender também Araporã, Cascalho Rico, Indianópolis e Tupaciguara. Anteriormente, estes municípios faziam parte da Microrregional de Uberlândia.
A Microrregião de Araguari possui hoje 14.862 empresas em seu território. “Nosso pedido foi atendido à pujança da nossa região,” ressalta Zé Vitor.
A mudança estratégica foi solicitada pelo deputado. Em uma das reuniões que ele participou para tratar do assunto, estiveram presentes o presidente do Sebrae, Roberto Simões, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari – ACIA, Leonardo Daher de Melo e alguns diretores da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais).
Como explica o presidente da Acia, Leonardo Daher de Melo, há 5 anos, a unidade do Sebrae em Araguari fica localizada no prédio da associação, na avenida Tiradentes. A ideia é fortalecer as iniciativas e melhorar o suporte no município. “Percebemos que Araguari tem mais população do que várias cidades que possuíam agência do Sebrae. Então passamos a reivindicar e procurar quais os caminhos para conseguir isso,” explicou.
A Microrregional fortalece as parcerias já estabelecidas com o Sebrae e estimula que os projetos desenvolvidos em Araguari sejam estendidos aos municípios que compreendem a nova unidade.
Um deles é o Programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo implantar um conjunto de ações estratégicas, para acelerar o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo.
“Vamos oferecer todos esses programas e mapear o potencial da região, estimulando o empreendedorismo e os pequenos negócios locais”, acrescenta a analista do Sebrae Minas Beatriz Bertoldo, que será responsável pela MR Araguari.
Outro setor que ganha potência é o turismo. A inclusão de novas rotas de ecoturismo em Araguari, criação de circuitos e rotas locais para atrair amantes da natureza e da memória histórica e ferroviária tem ganhado espaço com o Inventário da Oferta Turística, levantamento que deve ser entregue nos próximos dias.