Zé Vitor

Projeto de lei prevê o perdão de dívidas das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

 

A proposta tem como objetivo permitir que as entidades atuem com mais força e recursos no combate ao novo coronavírus (COVID-19). A dívida dos 2.100 estabelecimentos  no país ultrapassa R$ 22 bilhões de reais

A Câmara dos Deputados aprovou,  recentemente, o Projeto de Lei nº 1.006, de 2020, oriundo do Senado Federal, que dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União às santas casas e hospitais sem fins lucrativos que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS), no exercício de 2020, com o objetivo de permitir-lhes atuarem de forma coordenada no combate à pandemia do coronavírus.

Na mesma linha de atuação, o deputado federal Zé Vitor(PL/MG), apresentou projeto de lei que  tem por objetivo conceder remissão dos débitos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e dos débitos para com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, vencidos até 31 de março de 2020, parcelados ou não, devidos pelas santas casas de misericórdia e hospitais filantrópicos que participem de forma complementar do SUS.

A proposta tem por finalidade garantir a continuidade dos procedimentos administrativos e legais para que as dívidas contraídas por unidades públicas de saúde sejam perdoadas pelo governo. Sendo essa a única forma de garantir o atendimento gratuito e a manutenção dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Acredito que a proposição vai ao encontro do que já foi aprovado pelo Congresso Nacional e é muito importante para garantir a prestação de auxílio financeiro apropriado para que essas instituições possam manter o perfeito funcionamento durante a pandemia,” disse Zé Vitor.

Dados:

Segundo dados do governo federal a situação financeira das santas Casas que é maior rede hospitalar no país é crítica e muito preocupante, as dividas chegam a R$ 22 bilhões e embora 90% dos pacientes sejam atendidos pelo SUS, as verbas federais cobrem apenas 60% dos custos. São 2.172 hospitais sem fins lucrativos, dos quais 1.704 atendem o SUS, dos 193.550 leitos 132.463 são vinculados ao sistema único de saúde.

 Tramitação:

O PL 2046/20 já foi  protocolado junto á mesa diretora  e aguarda  despacho do presidente da Câmara dos Deputados. Confira a íntegra do projeto de lei acessando:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2249982

 

 

 

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *