O sonho da casa própria continua sendo uma realidade para boa parte dos brasileiros. O déficit habitacional do Brasil, acumulado ao longo de décadas, é de 6,35 milhões de moradias. E com a pandemia e as dificuldades econômicas, esse sonho ficou ainda mais distante.
Pensando nisso, o deputado federal Zé Vitor (PL-MG) apresentou o projeto de lei 181/2022, que sugere redução do valor de entrada para o financiamento de imóveis dos programas habitacionais do governo, como o Casa Verde Amarela. Zé Vitor também propôs uma indicação do tema ao Executivo.
A proposta prevê redução do percentual de entrada para
todas as faixas de renda relativas aos financiamentos contratados no âmbito do Programa Casa Verde e Amarela, chegando entre 5 e 10%, de acordo com a faixa de renda do beneficiário.
Atualmente, programas de financiamento exigem 20% de entrada do valor do imóvel. “Desde o início da pandemia , muitas famílias tiveram sua renda diminuída, o que agravou ainda mais o problema da habitação no país. Elas não tem condições de arcar com um percentual desse,” ressalta.