Zé Vitor

Assinatura do acordo de cooperação técnica entre Conselho Nacional do Café  e Asbraer

Com o acordo de cooperação, assinado na tarde desta terça-feira 15, em Brasília/DF, será dado início a implementação de programas, projetos e atividades de cooperação técnica em benefício dos órgãos públicos de assistência técnica e extensão rural e das entidades privadas da cafeicultura brasileira a partir das experiências acumuladas pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e por suas associadas.

O Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG), participou do evento e destacou a importância do acordo de cooperação técnica entre o CNC e Asbraer, “ a possibilidade da troca de experiências  que está sendo possível através desse acordo    e que tem como objetivo  a implantação de métodos e técnicas para a melhoria da produção e da renda dos cafeicultores é muito positiva,” disse o parlamentar.

Para o presidente da Asbraer Nivaldo Moreno de Magalhães, “colocaremos, nos estados que têm plantio de café, nossos extensionistas em contato com o CNC para que a gente possa aprimorar e discutir as melhores políticas públicas para a cafeicultura brasileira,” informou Magalhães.

Para o presidente do CNC, Silas Brasileiro, “iniciativas a serem desenvolvidas contribuirão para o adensamento das relações entre o CNC e os órgãos estaduais responsáveis pela assistência técnica e extensão rural, por meio de intercâmbio de experiências que permitam promover a implantação de novos métodos ou processos de trabalho, a educação não formal e o desenvolvimento institucional direcionado à melhoria da produção e da renda cafeeira.”

O acordo permitirá a estruturação de uma rede de técnicos públicos e privados que estão em contato cotidianamente com os cafeicultores e as suas organizações, possibilitando não apenas uma melhoria no serviço de assistência técnica como também a retroalimentação das demandas efetivas dos cafeicultores em inovação, mercado e políticas públicas importantes para o desenvolvimento rural.

O conselho e a associação desenvolverão ainda boletins e comunicados com informações técnicas referentes ao mercado cafeeiro, indicadores da cafeicultura da agricultura familiar, obedecendo às especificidades de cada beneficiário, e realizarão a integração das informações em nível nacional, com especial atenção para os Estados produtores de café.

Os comunicados serão direcionados a públicos-alvo específicos, com os conteúdos elaborados conforme as necessidades apontadas por cada origem produtora de café no Brasil. O envio se dará ao mailing das instituições e suas associadas e, conforme o direcionamento dos materiais, encaminhado à imprensa regional ou nacional através de das respectivas assessorias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Com  ASCOM  CNC

Comissão inclui a recuperação de mata nativa entre objetivos do crédito rural

Zé Vitor: lei já prevê incentivos para quem recupera áreas degradadas

 

O texto, que altera a Lei do Crédito Rural, estabelece ainda que os financiamentos, além de serem usados para custeio, comercialização e industrialização da produção, poderão ser investidos na prestação de serviços ambientais a partir da restauração da vegetação nativa.

O relator, deputado Zé Vitor (PL-MG), optou por um novo texto por discordar de boa parte das alterações previstas no projeto original (PL 366/19), de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS). A versão original do projeto previa reduções no Imposto Territorial Rural (ITR) e no IR para proprietários rurais que adotassem ações de proteção e recuperação ambiental de áreas.

Na avaliação de Zé Vitor, instrumentos na legislação vigente já preveem incentivos para proprietários rurais que promovem recuperações de áreas degradadas. “A compensação financeira a quem mantém vegetação nativa acima das determinações legais corresponde ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que foi aprovado recentemente nesta Casa”, disse.

O relator se manifestou ainda contra mudanças previstas no Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), as quais, segundo ele, desvirtuam os objetivos do fundo. O FNDF é composto por recursos da concessão de florestas da União e são compartilhados com o Serviço Florestal Brasileiro e com estados e municípios.

“A destinação desses recursos para pagamento de compensação financeira a pessoas físicas, pela preservação ou conservação de cobertura florestal, inviabilizará a implantação de atividades essenciais para a gestão das florestas públicas”, disse.

O novo texto aprovado também altera a Lei do ITR para ampliar as áreas excluídas da base de cálculo do imposto. A proposta inclui entre as áreas isentas de ITR as cobertas com vegetação nativa preservadas ou sob manejo florestal sustentável, os excedentes da APP e Reserva Legal, bem como as que estão submetidas à restauração ecológica aprovada pelo Sisnama.

Tramitação
O projeto será ainda analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Zé Vitor articula mobilização a favor de duplicação da BR365 entre Uberlândia e Patos de Minas  

Quem trafega pelo trecho da rodovia da BR 365 entre Uberlândia e Patos de Minas diz que a situação piora a cada dia.  Para fazerem as ultrapassagens, alguns caminhões invadem a pista contrária e outros chegam a trafegar totalmente na contramão sendo esta a principal causa das inúmeras tragédias que acontecem na BR. Vários pontos na rodovia com ondulações no asfalto aumentam ainda mais os riscos de acidentes, são 222 km que necessitam de reparos constantes, a rodovia é de pista simples e o perigo está presente em cada curva ou ultrapassagem.

A quantidade de veículos que transitam diariamente neste trecho é de aproximadamente 15 mil veículos. No ano de 2018 foram registrados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em toda BR 365 um total 596 acidentes, com 817 feridos e 56 mortes,  no decorrer deste ano  já foram registrados 308 acidentes com 525 pessoas feridas e 30 mortos.

Preocupado o com alto índice de acidentes e mortes neste trecho da BR 365 o Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG) participou de uma audiência com o Ministro da Infraestrutura Tarcisio Freitas em Brasília, na última semana solicitando ao órgão do governo federal providências urgentes com relação à necessidade de duplicação da rodovia.

Segundo o parlamentar, estudos e projetos já estão prontos há vários anos para a duplicação da pista, mas de acordo com o Tribunal de contas da União o edital para concessão previu apenas duplicação do trecho entre Jataí-GO e Uberlândia-MG, que ocorreu no último mês.

A Ecorodovias venceu o leilão de licitação, a empresa vai administrar, pelos próximos 30 anos, os trechos que compreendem 437 quilômetros de estradas entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG), importante corredor para escoamento da produção agroindustrial da região.

“Muitos acidentes poderiam ser evitados”, todos os estudos já viabilizados apontam a real necessidade da duplicação da rodovia Esta é uma reivindicação antiga, já são mais de dez anos de espera e até o momento não conseguimos chegar num acordo com o governo federal. Quantos acidentes terão que acontecer para que as autoridades e os órgãos responsáveis se mobilizem em prol de uma solução a favor da duplicação do trecho   Uberlândia e Patos de Minas? Algo tem que ser feito, alguma atitude precisa ser tomada, vamos nos mobilizar, vai ser uma briga dura, mas não podemos ficar de braços cruzados diante de tantas tragédias.”

O parlamentar disse  ainda que vai trabalhar junto aos órgãos responsáveis e acompanhar o que está sendo proposto pelo governo federal para sanar o impasse quanto à duplicação da rodovia.

“Não podemos mais permanecer inertes diante da imensa e indispensável necessidade de duplicação desta rodovia,” concluiu Zé Vitor.

Segundo Informações da Gerente de Projetos do Ministério da Infraestrutura Paula Passos, com relação a BR-365/MG, no trecho Uberlândia – Patos de Minas, há um estudo de viabilidade em fase final de conclusão, contratado pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes – DNIT.

“Estima-se que o referido estudo será concluído neste ano e o Projeto Executivo contratado em 2020. Somente com a conclusão do estudo é que será possível avaliar o escopo do projeto, ou seja, quais seriam as intervenções propostas para a referida rodovia,” informou Paula.

Festa da Padroeira em Romaria

Outro ponto crítico da BR 365 é no sentido ao município de Romaria. Em agosto do ano passado o Ministério Público Federal (MPF) de Uberlândia (MG), chegou a ajuizar ação civil pública para obrigar a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a incluir no projeto de duplicação da BR-365 (entre Uberlândia e Patos de Minas) uma via marginal paralela para pedestres, destinada especialmente aos romeiros que percorrem a pé trechos da rodovia até a cidade de Romaria (MG), onde é celebrada importante festa religiosa em louvor a Nossa Senhora da Abadia e atrai quase meio milhão de fiéis todos os anos.

Mas até o momento nenhuma ação foi tomada ou executada e a situação permanece a mesma.   Devido ao grande número de fiéis que transitam pela rodovia, todos os anos o (MPF) tem que pedir a restrição de tráfego de veículos pesados ao DNIT no trecho da rodovia BR-365, entre as cidades de Uberlândia e Romaria, durante o período da festa de Nossa Senhora da Abadia com o objetivo de reduzir o número de acidentes.

 

 

Assessoria de Imprensa  

Proposta reforça controle sobre desmatamento e eleva punições

O Projeto de Lei 4689/19 fortalece o monitoramento e o controle das autorizações de desmatamento de vegetação nativa, além de aumentar as punições para os infratores. O texto insere dispositivos no Código Florestal e na Lei dos Crimes Ambientais.

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e exige que todos os produtores rurais autorizados a praticar o manejo florestal insiram as informações no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na plataforma do Sistema de CAR (Sicar). Sempre que houver alterações, os dados deverão ser atualizados.

“Diante de estatísticas oficiais que não separam o legal do ilegal, os produtores rurais são criminalizados e confundidos com grileiros e outros detratores do meio ambiente”, disse o autor, deputado Zé Vitor (PL-MG).

“A proposta cria mecanismo que permitirá, de forma imediata, identificar  os desmatamentos ilegais.”

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Preferência de produtos orgânicos em licitação é aprovada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 4430/19 de autoria do Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG) que  permite que as licitações realizadas pelo poder público adotem margem de preferência para os produtos orgânicos certificados conforme a Lei 10.831/03 (Lei dos Orgânicos) foi aprovado nesta quarta (09), por unanimidade na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Hoje a Lei de Licitações (Lei 8.666/93) permite que as licitações concedam preferência apenas a fornecedores de produtos e serviços nacionais, e a empresas que obedeçam à cota de contratação de pessoas com deficiência.

Zé Vitor justifica que a adoção de políticas que incentivem a produção orgânica de alimentos, especialmente aquelas que facilitem a comercialização dos produtos a cada dia, se fazem necessárias para o aquecimento do setor.

“É preciso usar o mecanismo para incentivar também os produtos orgânicos certificados, parte deles oriundos da agricultura familiar enfrenta maiores dificuldades para a venda da safra em condições de igualdade com a agricultura convencional,” disse o deputado.

Tramitação

Após aprovação na Comissão de Agricultura o PL 4430/19  será analisado em caráter conclusivo pela Comissão  de Finanças e Tributação e em seguida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Dos Deputados.

 

Assessoria de Imprensa

 

Projetos ferroviários de Araguari são apresentados no Ministério da Infraestrutura

 

Nesta terça-feira (08,) o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, General Jamil Megid Junior, recebeu, no Ministério da Infraestrutura o Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG) que estava acompanhado do Prefeito Marcos Coelho, do Secretário de Planejamento, Orçamento e Habitação, Marlos Fernandes, do Presidente da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araguari, Leonardo de Melo e do Engenheiro Civil Antônio de Pádua.

Durante a reunião foi discutida, além da inclusão das ferrovias araguarinas na política de expansão Ferroviário-Rodoviário do país, a cessão do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Antiga Estrada de Ferro Goiás para o município.

Segundo o deputado Zé Vitor, “a reunião foi muito importante para, definitivamente, garantirmos à Araguari o título de Cidade Ferroviária. Foram pontos de interesse e importância para a comunidade. Temos que assegurar que os investimentos venham para nosso município. Precisamos resgatar a nossa identidade cultural por meio da revitalização de todo esse conjunto ferroviário,” disse o parlamentar.

“Fazer parte desta expansão Ferroviário-Rodoviário, proposta pelo Governo Federal, será muito importante para Araguari, conforme o dossiê que apresentamos para General Jamil Megid. Mostramos o cenário que Araguari vivencia, de pleno empreendedorismo e também falamos sobre o resgate da nossa história, através da cessão ao município do Conjunto da Antiga Estrada de Ferro Goiás, que é primordial para todos nós araguarinos”, explicou o Secretário de Planejamento, Marlos Fernandes.

“A cessão do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Antiga Estrada de Ferro Goiás para Araguari será um importante passo para o resgate da nossa história, justamente agora, que estamos vivenciando um novo cenário na economia de Araguari e que a ferrovia terá um importante papel. Porém, para que possamos restaurar e dar utilidade ao Conjunto da Estrada de Ferro Goiás precisamos que o Governo Federal nos ampare com recursos, pois somente os cofres municipais não podem arcar com todas as despesas. Para isso iremos elaborar um parecer com as necessidades de cada prédio específico do conjunto arquitetônico e a sua utilização após o restauro”, destacou Marcos Coelho.

“Apontamos para o Secretário Nacional de Transportes Terrestres a importância de se usar os recursos das antecipações de concessões ferroviárias, que gerarão recursos da ordem de oito bilhões, relativos à malha ferroviária de Minas Gerais, na ampliação e também no resgate da história ferroviária de Araguari”, explicou Leonardo de Melo, presidente da ACIA.

Com Ascom – Prefeitura de Araguari

 

Zé Vitor defende que caça e tráfico de animais silvestres ameaçados de extinção seja classificada como crime hediondo

Além do sofrimento infligido aos animais e dos prejuízos provocados ao meio ambiente, esses delitos causam danos sociais”

 

 

O deputado federal Zé Vitor (PL-MG), apresentou o Projeto de Lei 5290/2019 que propõem que caça e o tráfico de animais silvestres ameaçados de extinção sejam classificados como crimes hediondos no Brasil. O parlamentar argumenta que o comércio ilegal de animais silvestres é a terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

“O Brasil é um dos alvos desse comércio, tendo em vista sua rica biodiversidade animal. A situação se torna ainda mais preocupante quando se trata de espécies ameaçadas de extinção. A gravidade do crime, nesse caso, é acentuada em razão de afetar não só os animais diretamente atingidos pela conduta, mas toda a espécie”, justifica.

Para Zé Vitor, a caça e o tráfico de animais são atividades que contribuem para um crescente processo de desaparecimento das espécies. “Além do sofrimento infligido aos animais e dos prejuízos provocados ao meio ambiente, esses delitos causam danos sociais, econômicos e até mesmo sanitários, uma vez que animais introduzidos ilegalmente em nosso país podem ser transmissores de diversas zoonoses”, destaca.

O deputado afirma também que a caça e o tráfico de animais silvestres ameaçados de extinção, além de causarem grande aversão e revolta na sociedade, são uma porta de entrada para crimes mais graves, merecendo, assim, maior reprovação e repressão.

“O descaso das autoridades, a ausência de fiscalização e de outros mecanismos eficazes para evitar a prática desses delitos demandam a intervenção do Direito Penal no sentido de recrudescer o tratamento dispensado aos criminosos. Faz-se necessário, portanto, aprimorar a legislação penal no tocante à prevenção e punição das referidas condutas. Para tanto, propomos que o crime de caça ou tráfico de animais silvestres ameaçados de extinção seja considerado hediondo.”

O projeto  foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara dos  Deputados e aguardando deliberação.

 

 

 

 

 

 Madeira  apreendida ilegalmente  poderá ser leiloada, vendida ou doada  a órgãos e entidades beneficentes

Dezenas de milhares de metros cúbicos de madeira ilegal são apreendidos pelos órgãos ambientais no Brasil todos os anos. Diante desse dado órgãos públicos, prefeituras, entidades beneficentes que carecem de recursos para o desenvolvimento de atividades de interesse público que poderiam ser parcialmente supridos pelas madeiras não conseguem acesso ter acesso ao material aprendido.

Para se ter uma idéia dos volumes envolvidos, uma única ação do IBAMA em SP no último ano (2018) apreendeu 1800 metros cúbicos de madeira, volume que seria suficiente para abastecer 72 carretas que, enfileiradas, se estenderiam por cerca de 1,5 quilômetros.

Um estudo do Imazon mostrou que entre 2004 e 2006 o IBAMA destinou apenas 4% da madeira apreendida em seis Estados da Amazônia. O tempo necessário para a destinação de madeira na Superintendência do IBAMA em Belém chegava, na época do estudo, a mais de 20 anos.

Com o objetivo de melhorar e aumentar a eficiência do processo de destinação das madeiras apreendidas o deputado federal Zé Vitor (PL/MG), propôs projeto de lei 5237/19 que prevê a possibilidade de leilão, doação ou venda dessas madeiras estabelecendo um prazo de 180 dias para a conclusão dos processos a partir da data de apreensão.

De acordo com o parlamentar, “há demora na destinação dessa madeira, o que faz com que ela acabe desviada ou apodreça. Um dos principais problemas apontados é a baixa prioridade dada aos bens apreendidos.”.

O deputado lembra ainda que faltam recursos para transportar e armazenar o material apreendido e que os processos administrativos no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) demoram em ser concluídos.

A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) determina que os produtos perecíveis e as madeiras apreendidas sejam doados a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes, mas não permite que a instituição que realiza o auto de infração venda os bens apreendidos.

O deputado explica que o leilão possibilitará a retirada imediata do produto da posse do autuado, impedirá a deterioração da madeira e possibilitará a reversão dos recursos obtidos para conservação da floresta.

“Além da doação ou leilão é importante prever também a possibilidade da venda ou doação a entidades beneficentes ou sem fins lucrativos da madeira apreendida, que poderia gerar recursos para as próprias ações governamentais de fiscalização e conservação,” disse.

Ainda Zé Vitor, “o reinvestimento nos órgãos ambientais incentivaria os funcionários a darem uma atenção maior e mais eficiente à destinação da madeira, explicou o deputado.”

A proposta já foi apresentada á Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e aguarda deliberação do Presidente Rodrigo Maia.

Zé Vitor prestigia Fórum de Inovações Tecnológicas para o esporte paralímpico

Evento foi realizado na Arena Sabiazinho na Cidade de Uberlândia/MG, com a presença do Ministro Marcos Pontes

O deputado Federal Zé Vitor (PL/MG), participou do Fórum Nacional CINTESP.Br & Mostra de Inovações em Tecnologias Assistivas para Esporte e Saúde que foi realizado nesta segunda (30/09), na Arena Sabiazinho em Uberlândia com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes e demais autoridades.

No decorrer do evento, foi assinado acordo de Cooperação Técnica e Científica entre o Centro de Inovações Tecnológicas em Esportes Paraolímpicos, UFU, (Universidade Federal de Uberlândia) Governo Federal e a Prefeitura com ênfase no trabalho iniciado no Laboratório de Projetos Mecânicos da UFU que será fortalecido a partir de agora  por convênios firmados com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). A universidade passa a ser referência nacional no desenvolvimento de pesquisas e soluções voltadas ao paradesporto, com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida e saúde a deficientes físicos.

De acordo com os organizadores do Fórum o principal objetivo foi o de conscientizar a sociedade das barreiras que ainda precisam ser enfrentadas para a inclusão social das pessoas com deficiência, seja no ambiente profissional ou nos momentos de lazer e esporte. Considerando os recentes cortes de recursos feitos pelo governo nas universidades e na ciência o acordo representa um movimento contrário ao que vinha sendo feito pelo governo federal.

Segundo o Deputado Federal Zé Vitor “temos uma preocupação constante que é a de garantir no orçamento recursos para a manutenção de pesquisas em nosso país. O Brasil ocupa 12º lugar no mundo em produção acadêmica e produção de artigos científicos, mas em se tratando de inovações estamos na 66º posição. Diante desse dado nós temos um longo caminho a percorrer e algumas barreiras a superar. Como membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, vou lutar no Congresso Federal por mais recursos para o financiamento de pesquisas como as que são realizadas no Cintesp.Br”  disse.

De acordo com o ministro, “a UFU já é uma referência. A cidade já participa de uma forma bastante importante com inovações, este acordo  representa uma ideia que é importante não apenas para as pessoas que vão se beneficiar diretamente, e sim para todo o país. Entre os fatores listados na missão do MCTIC, temos a necessidade de ampliar as atividades para além da política e chegando aos produtos finais, gerando conhecimentos e riquezas para o Brasil e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas Nós temos nesse momento, o plano de inovações nacional sendo desenvolvido no ministério. Isso vai conectar esforços em todo o país, afirmou Pontes.

Além do reitor da UFU, professor Valder Steffen, também subscreveram o documento as seguintes autoridades: astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Edson Cézar Zanatta, diretor da Futel; e o professor Cleudmar Amaral de Araújo.

 

 

 

 

 Assessoria de Imprensa com informações da UFU

Zé Vitor trabalha por melhores rodovias e ferrovias em Minas Gerais

 

Liberação  de recursos para conclusão e início de várias obras foram solicitadas ao Ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas pelo deputado mineiro

Destravar obras, investimentos, reformas e a modernização da malha rodoviária e ferroviária do estado de Minas Gerais, estes foram os temas principais da audiência que ocorreu na última semana em Brasília no Ministério da Infraestrutura entre o deputado Federal Zé Vitor (PL/MG), o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas e demais lideranças políticas do estado.

O parlamentar mineiro expôs ao ministro as principais demandas da região do Triângulo mineiro, Alto Paranaíba e Norte de Minas Gerais com relação à necessidade urgente de melhorias e conclusão de muitas obras nas rodovias federais  do estado e pontuou a necessidade dos investimentos por parte do ministério através do Governo federal.

Em pauta; continuidade das obras na BR154, recapeamento na BR452 entre os municípios de Uberlândia e Araxá passando por Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes; concessão da BR365, retomada das obras do viaduto nas proximidades do Posto Xapetuba KM 658 sentido Uberlândia-Tupaciguara; no município de Monte Alegre de Minas recapeamento e sinalização na BR352; no trecho da Rodovia Federal que liga Abadia dos Dourados a Coromandel; concessão e duplicação da Rodovia BR-365; no trecho entre as cidades de Uberlândia, Patrocínio, Patos de Minas, Pirapora e Montes Claros; revitalização do trecho da BR 354 entre Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Campos Altos e Rio Paranaíba, e asfaltamento do trecho da BR464 entre Ituiutaba e Prata.

De acordo com o Deputado Zé Vitor, a audiência foi extremamente produtiva. “Com a conclusão das obras além da logística vamos fomentar o desenvolvimento para toda a região e por consequência ao estado, proporcionando mais fluidez e qualidade no trânsito, melhorando a vida de todos os que transitam por estas rodovias.  Estamos trabalhando com comprometimento e dedicação, buscando sempre o apoio dos órgãos do governo federal em Brasília/DF, no intuito de proporcionarmos agilidade e celeridade em prol de melhorias e mais investimentos para o nosso estado. É necessário avançarmos nessa questão,” disse o deputado que estava acompanhado dos Vereadores de São Gotardo Denise Alves e Anivaldo Barbosa do Vice-Presidente e do Diretor de Logística da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba Roberto Rodrigues e Maciel Medeiros.

Segundo o ministro, que na ocasião fez um relato da atual situação financeira do governo federal haverá um grande crescimento no volume total de investimentos no setor de infraestrutura, de forma geral, para o próximo ano em todo o país. “Até lá estamos trabalhando com muito empenho para que todas as demandas sejam atendidas o quanto antes. Os investimentos se fazem necessários e prioritários,” disse.

No decorrer da audiência Zé Vitor ponderou, a doação da área da rede ferroviária para o município de Araguari, inclusão do trem turístico entre Uberlândia-Araguari através da renovação da concessão da Ferrovia Centro Atlântico (FCA) e a ligação do cerrado na Ferrovia Norte Sul via Centro Atlântico.

O ministro, no entanto, se mostrou sensível aos pleitos apresentados pelo deputado e informou que os objetivos principais é o  aperfeiçoamento dos investimentos públicos, aumentando  a participação das ferrovias e hidrovias no transporte nacional, acelerando  assim o progresso e possibilitando a retomada do crescimento. “Continuaremos atuando nas pautas em curso, assim como nas discussões sobre  todos os  remanejamentos de recursos possíveis em prol da modernização do setor  rodoviário e  ferroviário em todo o país,” explicou Freitas.

Assessoria de Imprensa