Em solenidade, no Palácio do Planalto nesta quarta(12), o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles assinaram convênio com 57 municípios de dez estados no âmbito de um edital de gestão de resíduos sólidos. O valor total do repasse é de R$ 64 milhões, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.
Voltado para os pequenos municípios, em geral até trinta mil habitantes o objetivo do programa é ajudar as cidades a estruturar áreas para separar o lixo e encaminhá-lo para a reciclagem. Serão doados equipamentos para a coleta e reciclagem, além de treinamentos que serão proporcionados aos gestores municipais sobre a separação adequada dos resíduos para reaproveitamento.
“A intenção é que possamos encerrar os lixões, que infelizmente são uma chaga que o Brasil carrega. Quase nenhuma prefeitura tem coleta seletiva de lixo, sendo este um dos maiores problemas da gestão ambiental urbana no Brasil. Os investimentos devem beneficiar cerca de 1,3 milhão de pessoas,” disse o ministro do meio ambiente Ricardo Salles.
De acordo com o deputado federal Zé Vitor (PL/MG), “este foi um grande momento para o meio ambiente regional. R$4,5 milhões para o Consórcio RIDES implantar um programa de coleta seletiva na nossa região. Para municípios e consórcios que possuem projetos, vamos andando. Estamos com certeza avançando.”
Ainda o parlamentar, “certamente, outros municípios brasileiros que possuam o plano municipal de gerenciamento de resíduos sólidos e projetos de implantação ou ampliação de coleta seletiva, poderão também ser beneficiados,” disse Zé Vitor.
Prefeitos dos municípios de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria, prestigiaram o a cerimônia de assinatura dos convênios no Palácio do Planalto.