O Deputado Federal Zé Vitor(PL/MG), viajou na última semana para Londres, com Presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM/SP), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) e o Deputado Federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP) para discutir as relações comerciais no setor depois da saída do Reino Unido da União Europeia.
A comitiva foi à capital britânica a convite da Embaixada do Brasil na Inglaterra. O objetivo da viagem foi o de promover os produtos brasileiros e transmitir a ideia de liderança na produção sustentável de alimentos.
Segundo Zé Vitor, todos os encontros com as respectivas autoridades no Reino Unido e em Dublin (Irlanda) foi muito positivo.” Em todos os momentos defendemos o nosso meio ambiente e agropecuária nacional afirmando inclusive que o Brasil cumpre rigorosamente as leis internacionais, exportando sua produção para 176 países. Apresentamos a nova agricultura do Brasil, muitos diálogos sobre a produção agrícola e conservação ambiental, e grandes oportunidades para o nosso país em tempos de tecnologia. Temos muitos desafios pela frente, posso afirmar que existem várias frentes trabalhando para que o nosso país continue avançando.”
Reforçamos também importância de transformar as florestas em ativos importantes. “É necessário que o mundo entenda a importância da regulação do clima em nosso planeta, disse.”
A Irlanda, juntamente com Áustria, França e Finlândia, é um dos países que têm resistências ao acordo comercial entre o MERCOSUL e a União Europeia. Assim como ocorre com o Brasil, parte importante da economia irlandesa é baseada na agropecuária.
Diplomacia parlamentar
No decorrer do Encontro o Presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM/SP), também ressaltou a importância de haver uma aproximação entre os dois países não apenas no campo econômico, mas também entre as duas sociedades. “Queremos que, daqui para frente, a Irlanda seja um polo estratégico na nossa relação com a União Europeia”, afirmou.
Ainda segundo o presidente da Câmara, o Parlamento brasileiro está à disposição para o diálogo e a aproximação, inclusive para melhorar a legislação para poder receber mais empresas irlandesas no Brasil e os empregos que elas venham a criar.
A Comitiva visitou ainda o presidente da Câmara dos Deputados irlandesa (Dial Ierevan), Seán Ó Fearghaíl, retribuindo visita a Brasília feita pelo parlamentar irlandês no primeiro semestre.
.
Da Assessoria de Imprensa