Foi lançada nesta quinta-feira, 30, na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético em conjunto com Simpósio que terá a temática “Caminhos sustentáveis: o RenovaBio na Rota 2030,” com a presença de autoridades, parlamentares e representantes do setor produtivo.
Como uma iniciativa suprapartidária, a Frente tem o propósito de mobilizar e somar esforços no Congresso Nacional para discutir, propor medidas e políticas públicas que garantam a estabilidade e a previsibilidade do setor sucroenergético.
O trabalho da Frente será pautado pela relevância da cadeia sucroenergética no País. As mais de 400 unidades industriais e os quase 70 mil produtores independentes de cana-de-açúcar que integram o setor são responsáveis pela geração de mais de 1 milhão de empregos diretos, distribuídos por cerca de 20% dos municípios brasileiros. Além disso, somam-se a esses expressivos benefícios socioeconômicos os seus inegáveis ganhos ambientais. Desde o seu cultivo até o consumo de seus produtos finais, o setor da cana-de-açúcar possui um papel determinante na mitigação das emissões dos gases do efeito estufa, contribuindo também para a melhoria da saúde pública nos grandes centros urbanos.
De acordo com o Deputado Federal Zé Vitor (PL-MG), Diretor Conselheiro da Frente, “vamos tratar de inovação, de eficiência e de qualidade de vida. Enfim, da grande e positiva transformação que o país vai viver e que todo está ajudando a promover. Discussão de temas
como produção de açúcar, etanol e energia, também serão proporcionados no decorrer dos trabalhos da Frente, com intuito sobretudo de trazer temas inovadores para a mesa de debate como o Renovabio na Rota2030,” destacou Zé Vitor.