Aterros Sanitários e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), em pauta com o Presidente da Funasa Ronaldo Nogueira de Oliveira.
Na ultima terça feira (23), o Deputado Federal Zé Vitor (PR-MG), participou de reunião com o Presidente da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Ronaldo Nogueira de Oliveira, para avaliar junto ao órgão a possibilidade de celebração de recursos para a implantação do parque sanitário via Consorcio Intermunicipal da Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (RIDES), e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que vai atender sete (07) municípios do estado de Minas Gerais, entre eles Abadia dos Dourados, Coromandel, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.
Segundo Zé Vitor, as implantações do parque sanitário e das estações de esgoto visam sanar uma necessidade eminente dos municípios que são consorciados ao (RIDES), com o intuito de unir forças, priorizando assim a responsabilidade ambiental e sanitária da região. “Temos que nos unir para a viabilização destes recursos que proporcionarão a implantação destes aterros e estações de esgoto, que vão beneficiar uma população estimada em mais de 100 mil habitantes. A vinculação entre saúde e serviços adequados de saneamento é um caminho para a melhoria da qualidade de vida da população. Graças a isso, a vida de muita gente melhora, já que todo dinheiro investido em saneamento básico, seja na construção de rede de esgoto, seja na ampliação da rede de distribuição de água tratada ou construção de aterros, significa mais saúde para todos,” analisa o deputado.
De acordo com Presidente da (FUNASA), Ronaldo Nogueira, os municípios poderão contar com o apoio do órgão que é vinculado ao Ministério da Saúde para a pré-implantação dos aterros sanitários e das estações de tratamento de esgoto. “Estamos trabalhando com redução de despesas, mas já na primeira quinzena de junho/19, vamos abrir o sistema da Fundação Nacional de Saúde, para cadastro de novas propostas dos municípios. A (FUNASA), executa todas as suas ações por meio de convênios com os municípios, ressalto porém que, com a implementação de todas as recomendações espera-se, sobretudo, diminuir a perda de recursos públicos. Com a colaboração mútua entre todos os agentes públicos é possível, estabelecer acordos e implementar políticas de saúde pública e ambiental.”
A garantia dos recursos para a (ETEs) do município de Indianópolis foi confirmada pelo presidente da (FUNASA), no término da reunião.