Para acompanhar e incentivar as políticas de fomento ao café no país foi lançada na Câmara dos Deputados nesta quarta (10/04), a Frente Parlamentar do Café que reuniu parlamentares que tem como a missão defender no legislativo os direitos de toda cadeia produtiva, proporcionando iniciativas que contribuam para melhorias e desenvolvimento no setor da cafeicultura.
O Deputado Federal Zé Vitor (PR-MG), membro da Frente Parlamentar, ressaltou a importância do trabalho voltado para o incentivo e a valorização dessa cultura que é uma das grandes geradoras de emprego e renda do país e que, por isso mesmo, deve também gerar renda justa para o produtor.
Com o lançamento da Frente Parlamentar, os deputados presentes expressaram o desejo de iniciar o quanto antes as atividades do grupo. De acordo o parlamentar mineiro Zé Vitor “o que interessa agora é somarmos esforços, para trabalharmos em prol do setor tendo como metas: apoiar os produtores para fomentar a atividade, acompanhar junto ao governo as políticas para o café, buscar novas tecnologias, abrir novos mercados, buscar novos financiamentos para o setor com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Este é o momento para o poder público, entidades, sindicatos e sociedade trabalharem juntos pela cadeia produtiva do café. Se tiver planejamento para desenvolver a cafeicultura, podemos crescer ainda mais e fortalecer o setor”. disse o parlamentar.
Durante o evento ficou deliberado uma audiência no Ministério de Comércio Exterior com data ainda a ser definida para levar as demandas da Frente. Foi escolhido como presidente, o Deputado Emidinho Madeira (PSB-MG), participaram do lançamento os deputados Charlles Evangelista, Diego Andrade (líder da bancada), Fausto Pinato (presidente da comissão de agricultura), Zé Vitor, Zé Silva, Greyce Elias, Zé Mario, Evair de Melo, Júlio Delgado e Inaudo Leitão (ex-deputado).