O deputado federal Zé Vitor (PL) tem atuado para tornar realidade o tão esperado “leilão do 5G” e nesta terça-feira, 8, se reuniu com o presidente da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, Leonardo Euler de Morais Visita Técnica.
Zé Vitor defende que sejam estabelecidas regras para garantir investimentos na zona rural, além de permitir que novas empresas de menor porte e até cooperativas possam participar do certame e oferecer serviços no futuro a essas regiões. Segundo o IBGE, falta conexão em 3,6 milhões de propriedades no país.
Apesar de todo esforço, ele ressalta que não tem notado nenhum significativo das grandes operadoras para levar essa conexão no campo. “Corremos o risco de centenas de famílias que vivem e trabalham nas áreas rurais ficarem sem os benefícios da nova tecnologia, inclusive estudantes,” pontuou.
Para garantir a inclusão digital a todo o país, a todos de verdade, Zé Vitor reivindicou até mesmo para que o licenciamento ambiental para instalação de torres e linhas de transmissão seja mais ágil, menos burocrático. “Temos trabalhado pela conectividade rural. Inclusive, aprovamos investimentos em infraestrutura através do FUST – Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações,” disse.
Apesar das operadoras estarem realizando testes em capitais e no Distrito Federal, a tecnologia 5G só chega oficialmente ao Brasil depois do leilão das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A expectativa é que o certame seja oficializado em maio ou junho de 2021.
O 5G permitirá uma taxa de transmissão de dados para os telefones até centenas de vezes maior do que a atual, já na casa dos gigabytes por segundo. Mas para aproveitar a novidade, é necessário ter um aparelho compatível com essa tecnologia.