O deputado federal Zé Vitor (PL) apresentou à ANTT – Agência Nacional de Trânsito e Transportes nesta terça-feira, 5, seis propostas para solucionar conflitos urbanos, garantir melhoria nas linhas e a preservação da memória ferroviária em Araguari.
Isso porque a ANTT irá realizar uma audiência pública no dia 3 de fevereiro, com o objetivo de levantar sugestões que ajudem a melhorar os estudos sobre a prorrogação do contrato da Concessionária Ferrovia Centro Atlântica S/A, que atualmente está sob administração da VLI.
A ideia é direcionar os investimentos que a empresa deve fazer para obter mais 30 anos de concessão em iniciativas de interesse público, como melhoria da malha, segurança, aumento da capacidade de transbordo, entre outros. As propostas podem ser enviadas até dia 19 de fevereiro.
Levando em conta algumas necessidades específicas do município, o deputado acredita que esta é uma excelente oportunidade de viabilizá-las. “Atento a essa questão, estivemos na ANTT, que conduz esse processo e solicitamos investimentos para toda região. Em especial, estamos cobrando que esses investimentos sejam obrigatórios para a continuidade da concessão,” ressalta.
Para solucionar conflitos urbanos, Zé Vitor propõe a construção de um viaduto sobre os trilhos da avenida Coronel Belchior de Godoy, ligando os bairros São Sebastião, Goiás parte alta ao Goiás, criando assim uma nova entrada na região oeste de Araguari.
Outra medida dessa natureza é a duplicação do viaduto sobre os trilhos na rua Maria Borella Pellegrini, ligando o bairro Bela Vista ao Aeroporto/Gutierrez. Esse seria o primeiro passo para aumentar o fluxo de veículos naquela região, que seria sucedido pela interligação daquela via à BR-050, uma nova entrada na região sul de Araguari.
A paixão pelos trilhos que ultrapassa gerações de araguarinos poderia ganhar vida com passeios de trem turístico aos sábados e domingos, de ida e volta entre o trecho de Araguari e Uberlândia.
Outra interessante proposta para preservação histórica é que a FCA invista na recuperação do complexo da antiga Rede Ferroviária Federal, tornando o conjunto de prédios apto a abrigar os órgãos da prefeitura, e ou espaços culturais e turísticos.
Zé Vitor também pede a ampliação da capacidade do Terminal Integrador de Cargas, aumentando a produção para fomentar geração de empregos e a realização de adaptações no sistema ferroviário para conectar a ferrovia Centro Atlântica a Ferrovia Norte-Sul, permitindo um novo acesso a região Norte do país. A iniciativa irá ampliar as possibilidades de transporte e por consequência, a geração de novos negócios.
SOBRE A FCA
A Ferrovia Centro Atlântica é detentora da maior malha férrea do estado. São mais de 7.200 quilômetros de extensão de linhas, dividias em quatro corredores. O Corredor Centro-Sudeste, que compreende a região de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, com destino ao Porto de Santos; o Corredor Minas-Rio, compreendendo os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Corredor Minas-Bahia, cujas linhas cortam o norte de Minas Gerais chegando à Bahia, no Porto de Aratú e a Petrolina, às margens do Rio São Francisco; Corredor Centro-Leste, ligando Minas Gerais ao Espírito Santo em conexão com a EFVM.
As principais mercadorias transportadas em toneladas no ano de 2018 foram soja (8.776), minério de ferro (7.916), açúcar (4.6333), milho (2.352), calcário (2.115), bauxita (1.309) e enxofre (999).