A Ferrovia Centro Atlântica, controlada pela VLI, pretende prorrogar seu contrato de uso da malha ferroviária por mais 30 anos. E para renovar a concessão, a FCA será obrigada a fazer investimentos relacionados aos trilhos que sejam de interesse da população. Esse foi o tema do Painel Ferroviário, iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA), que reuniu autoridades da área e também lideranças regionais. O evento online foi transmitido nas redes sociais no final da tarde de ontem.
Ao fazer uso da palavra, Fernando Marcato, Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, destacou a importância de incentivar a utilização das ferrovias no país. “Brasil tem uma matriz rodoviária, com todas as consequências de custos, problemas ambientais, ineficiências, roubos, acidentes. Mas sabemos que a rodovia é vocacionada para distâncias curtas. Para distâncias mais longas, a ferrovia sempre é a melhor solução,” ressalta.
O deputado federal Zé Vitor (PL) abordou seis demandas já apresentadas à Annt para melhorar a malha ferroviária no município e solucionar conflitos urbanos. “A ferrovia faz parte da nossa vida e pode fazer parte do nosso futuro. A renovação desse contrato nos permite grandes possibilidades, nos permite enxergar uma Araguari mais forte,” vislumbra.
O Painel Ferroviário foi prestigiado por Renan Essucy Gomes Brandão – Superintendente de Concessão da Infraestrutura – ANTT. “Avançamos bastante com os estudos da FCA. Receber as contribuições da sociedade. A gente espera receber pedidos para que os investimentos aconteçam e solucionem conflitos urbanos, e investimentos de interesse cruzado que façam a diferença nos municípios e no país como um todo.”
A VLI construiu seis terminais, um deles em Araguari, que atendem diretamente a FCA, além de uma melhoria no porto de Santos, crescendo 32% o movimento de carga. É o que explica José Osvaldo Cruz – Gerente técnico de Relações Institucionais da VLI. “Hoje a FCA é uma empresa sólida, composta de um conjunto de ativos que vai desde a fazenda até o porto. Esta cadeia toda passou a transferir benefícios aos clientes e a sociedade que antes não era possível,” afirmou.
Também participaram do Painel Ferroviário Leonardo Daher de Melo – Presidente da Associação Comercial de Araguari; Tenente Coronel Torres, comandante do 11º Batalhão de Engenharia de Construção (Batalhão Mauá); General Velloso – ex presidente da VALEC e que também comandou o Batalhão Mauá entre 2004 e 2006, Antônio de Pádua Teixeira – assessor da presidência CREA GO; Lucas Martins de Oliveira – Subsecretário de Obras de Araguari (representando o governo municipal); Edson Tavares – representando a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA).
Confira as 6 propostas de Zé Vitor para melhoria da ferrovia:
– Construção de um viaduto sobre os trilhos da avenida Coronel Belchior de Godoy, ligando os bairros São Sebastião, Goiás parte alta ao Goiás (nova entrada na região oeste de Araguari);
– Duplicação do viaduto sobre os trilhos na rua Maria Borella Pellegrini, ligando o bairro Bela Vista ao Aeroporto/Gutierrez. (nova entrada na região sul de Araguari);
– Passeios de trem turístico aos sábados e domingos, de ida e volta entre o trecho de Araguari e Uberlândia.
– Recuperação do complexo de prédios da antiga Rede Ferroviária;
– Ampliação da capacidade do Terminal Integrador de Cargas VLI;
– Realização de adaptações no sistema ferroviário para conectar a ferrovia Centro Atlântica a Ferrovia Norte-Sul, (novo acesso a região Norte do país);