O complexo ferroviário da Rede Ferroviária Federal (prédios e espaço) do município de Araguari foi cedido ao município no último dia (13/08), através de cessão pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por um prazo de até 20 anos. Esses imóveis compõem todas as edificações localizadas atrás do Palácio dos Ferroviários, incluindo o prédio do antigo Hospital Ferroviário.
O Complexo Ferroviário da Estação de Araguari fez parte da antiga linha Catalão, que foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (atual Uberlândia) e, em 1896, a Araguari, ano em que foi inaugurada a Estação Ferroviária no Município.
Agora com a cessão de uso dada ao município, além do prédio da estação, também passam à gestão da Prefeitura imóveis como a antiga casa de força, galpões para locomotivas e para a oficina mecânica, o depósito de pintura de locomotivas, a oficina de reparo de vagões, carpintaria da oficina e antigas residências de engenheiros da RFFSA, entre outros.
Para o deputado federal Zé Vitor, foi uma luta de todos e vitória de muitos no município.
“Uma grande vitória para todos nós, um pleito antigo que contou com o empenho e apoio de muitas lideranças políticas, deputado estadual Raul Belém, da Prefeitura Municipal entre outros, para que definitivamente pudéssemos comemorar mais essa conquista para Araguari. Vamos preservar a nossa história e proporcionar mais desenvolvimento sociocultural para o município,” disse o deputado.
Assessoria de Imprensa