Lançado pelo Ministério da Agricultura, a ideia é que os polos de inovação do agro seja um centro de referência para a pesquisa e inovação na agropecuária, juntando forças das unidades da Embrapa, em parceria com Ministério da Educação (MEC), e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para que sejam desenvolvidos pesquisas e produtos que alavanquem a agricultura em todos os estados brasileiros.
O apoio aos municípios mineiros para produção rural em especial para os pequenos e médios produtores também constou da pauta de reunião na ultima quarta-feira(04), entre o Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG), e a Ministra da Agricultura Tereza Cristina.
No decorrer do encontro a Ministra afirmou que o programa de criação dos polos de inovação do agro simboliza o comprometimento do Ministério da Agricultura de tornar o Brasil um grande exportador de inovação e tecnologia do setor.
“O Brasil possui tecnologias de ponta no campo, mas ainda não exporta essa expertise para outros países. A ideia é identificar, em vários estados, locais com vocação tecnológica e proximidade com instituições universitárias para implantar esses polos.”
Segundo o Deputado federal Zé Vitor, é necessário promover e fortalecer cada vez mais o setor.
“O Triangulo Mineiro, o Alto Paranaíba e o Noroeste de Minas Gerais com as suas extensas áreas de lavouras e um potente desenvolvimento da agropecuária possui uma concentração de pessoas e profissionais com grande conhecimento em diversas áreas do agronegócio.”
“Com a inauguração da primeira unidade implantada em Londrina (PR), estamos com muita expectativa quanto a implantação do polo. Levamos ao conhecimento da Ministra todo potencial da nossa região e as grandes possibilidades de parcerias com as nossas universidades para pesquisas em tecnologias agropecuárias e infraestrutura logística.” disse o deputado.
Acompanharam a audiência os Prefeitos dos municípios de Nova Ponte Lindon Rezende, de Ipiaçu Leandro Oliveira de Romaria João Rodrigues, e os engenheiros agrônomos Rodolfo Petrocelly, Guilherme Duarte e Tony Araújo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).