Zé Vitor

Zé Vitor prestigia Fórum de Inovações Tecnológicas para o esporte paralímpico

Evento foi realizado na Arena Sabiazinho na Cidade de Uberlândia/MG, com a presença do Ministro Marcos Pontes

O deputado Federal Zé Vitor (PL/MG), participou do Fórum Nacional CINTESP.Br & Mostra de Inovações em Tecnologias Assistivas para Esporte e Saúde que foi realizado nesta segunda (30/09), na Arena Sabiazinho em Uberlândia com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes e demais autoridades.

No decorrer do evento, foi assinado acordo de Cooperação Técnica e Científica entre o Centro de Inovações Tecnológicas em Esportes Paraolímpicos, UFU, (Universidade Federal de Uberlândia) Governo Federal e a Prefeitura com ênfase no trabalho iniciado no Laboratório de Projetos Mecânicos da UFU que será fortalecido a partir de agora  por convênios firmados com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). A universidade passa a ser referência nacional no desenvolvimento de pesquisas e soluções voltadas ao paradesporto, com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida e saúde a deficientes físicos.

De acordo com os organizadores do Fórum o principal objetivo foi o de conscientizar a sociedade das barreiras que ainda precisam ser enfrentadas para a inclusão social das pessoas com deficiência, seja no ambiente profissional ou nos momentos de lazer e esporte. Considerando os recentes cortes de recursos feitos pelo governo nas universidades e na ciência o acordo representa um movimento contrário ao que vinha sendo feito pelo governo federal.

Segundo o Deputado Federal Zé Vitor “temos uma preocupação constante que é a de garantir no orçamento recursos para a manutenção de pesquisas em nosso país. O Brasil ocupa 12º lugar no mundo em produção acadêmica e produção de artigos científicos, mas em se tratando de inovações estamos na 66º posição. Diante desse dado nós temos um longo caminho a percorrer e algumas barreiras a superar. Como membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, vou lutar no Congresso Federal por mais recursos para o financiamento de pesquisas como as que são realizadas no Cintesp.Br”  disse.

De acordo com o ministro, “a UFU já é uma referência. A cidade já participa de uma forma bastante importante com inovações, este acordo  representa uma ideia que é importante não apenas para as pessoas que vão se beneficiar diretamente, e sim para todo o país. Entre os fatores listados na missão do MCTIC, temos a necessidade de ampliar as atividades para além da política e chegando aos produtos finais, gerando conhecimentos e riquezas para o Brasil e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas Nós temos nesse momento, o plano de inovações nacional sendo desenvolvido no ministério. Isso vai conectar esforços em todo o país, afirmou Pontes.

Além do reitor da UFU, professor Valder Steffen, também subscreveram o documento as seguintes autoridades: astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Edson Cézar Zanatta, diretor da Futel; e o professor Cleudmar Amaral de Araújo.

 

 

 

 

 Assessoria de Imprensa com informações da UFU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *