Reunião foi realizada com a Ministra da Agricultura Teresa Cristina, e demais lideranças do setor.
Na ultima quinta (11/04), o Deputado federal Zé Vitor (PR_MG), participou de reunião do Conselho Deliberativo da Política do Café, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a Ministra Tereza Cristina demais lideranças e 40 prefeitos que compõem o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Sul e Sudeste de Minas Gerais o (CONCAFE).
Na ocasião foram apresentadas algumas reivindicações para o setor, entre elas a construção da rota turística do café, a implantação de internet no meio rural com o objetivo de melhorar a comunicação entre os produtores proporcionando inclusive mais segurança ao homem do campo e a criação de politicas que possam proteger os pequenos produtores da redução do valor do produto.
Durante a reunião Zé Vitor (PR-MG), falou sobre as dificuldades que precisam ser vencidas no setor. O parlamentar ressaltou a questão do tabelamento do frete, a discussão da lei Kandir que de fato pode vir a interferir na agricultura, o preço, a disponibilidade a acessibilidade da energia elétrica rural e mencionou a burocracia enfrentada pelos produtores com relação à cafeicultura irrigada. “Essa questão da irrigação esbarra sempre na burocracia tanto para concessão de outorgas, quanto para as concessões de licenciamento ambiental e isso não coopera em nada com o meio ambiente, com a agricultura, o que tem gerado um enorme transtorno para os produtores que ficam a espera de um simples papel para seguir com seus projetos e sonhos. Precisamos trabalhar em prol dessa desburocratização no setor, o que ajudaria muito os produtores,”.
Segundo o deputado mineiro, outro tema que será tratado pessoalmente por ele junto ao ministério da agricultura e discutido nos próximos meses além do preço mínimo do café é a questão da conectividade do produtor rural. “ A agricultura esta modernizada, temos que participar dessa modernização. Essa evolução precisa chegar a todos, o homem do campo precisa estar conectado as novas tecnologias, conectados a internet e a lavoura precisa estar conectada nas propriedades, para que de fato ocorra uma boa gestão.”
Reforçando o seu compromisso com a cafeicultura, o deputado Zé Vitor, ressaltou o respeito e a confiança no trabalho da Ministra da Agricultura Teresa Cristina, que em resposta as várias reivindicações dos parlamentares e dos produtores, informou que encaminhará todas as solicitações e que reuniões serão agendadas com o Ministro do Turismo, Marcelo Antônio, para tratar da rota do café e outra com o Ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde serão abordados problemas da conectividade no meio rural.
De acordo com o Ministério da Agricultura brevemente um programa voltado para a instalação de 50 mil torres de internet em todo o país, melhorando a comunicação e, inclusive trazendo mais segurança ao homem do campo serão instaladas.