Desafios e oportunidade da irrigação no Campo.
Este será o tema de Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), a ser realizada na próxima quinta-feira 26, a partir das 09:30, na Câmara dos Deputados em Brasília/DF.
O deputado Zé Vitor (PL/MG) é o autor do requerimento nº 51/2019, que propõe a realização da audiência com o objetivo de promover um debate amplo e elucidativo em torno do assunto. Representantes do Ministério da Agricultura (MAPA), EMBRAPA Cerrados e Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), entre outros expositores participarão da audiência.
Segundo o Deputado Federal Zé Vitor, a agricultura irrigada no Brasil, assim como em outros países, sempre terá grandes desafios. O irrigante no Brasil, em geral, é referência em termos do uso de tecnologias e cuidados com o ambiente e demonstra estar preparado para enfrentar as incertezas que existem no processo de produzir alimentos ambientalmente sustentáveis.
“A agricultura irrigada é eficiente no uso da água, gera aumento de renda para os pequenos produtores e oportunidades de emprego nas regiões do interior do país,” ”disse Zé Vitor.
No Brasil áreas irrigadas correspondem a menos de 20% da área total cultivada do planeta, mas produzem mais de 40% dos alimentos, fibras e culturas bioenergéticas, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Ainda de acordo com a FAO, o Brasil está entre os dez países com a maior área equipada para irrigação do mundo. Os líderes mundiais são a China e a Índia, com cerca de 70 milhões de hectares cada.