Zé Vitor

Projeto que garante caneta de adrenalina autoinjetável no SUS é aprovado pela Comissão de Saúde da Câmara

Deputado Zé Vitor é relator da iniciativa, que visa oferecer socorro imediato para vítimas de reações alérgicas

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 2, o projeto de Lei nº 85/2024, que visa ao fornecimento gratuito da caneta de adrenalina autoinjetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, pacientes com anafilaxia só conseguem o medicamento via importação. Agora, o projeto segue para análise na Comissão de Finanças.

A iniciativa conta com relatoria do deputado Zé Vitor e prevê que as canetas com doses de adrenalina injetável, capazes de reverter rapidamente reações alérgicas graves, sejam distribuídas em postos de saúde, locais de grande frequência e espaços comunitários.

Especialistas alertam para a gravidade e a velocidade com que esses quadros alérgicos podem evoluir para choque anafilático e ou falência respiratória, que podem ser fatais caso o paciente não seja socorrido a tempo.

Em seu parcer, o deputado destacou a importância de oferecer uma resposta rápida para salvar vidas. “Pessoas que possuem alergias graves a alimentos, medicamentos, insetos ou outros alérgenos também estão em risco de anafilaxia. As canetas autoinjetáveis de adrenalina podem oferecer uma proteção vital nesses casos. Pessoas que vivem em áreas remotas em que o acesso ao atendimento médico imediato não pode ser realizado, as canetas autoinjetáveis de adrenalina podem ser a única forma de salvar a vida enquanto se espera por ajuda médica,” expôs.