Zé Vitor

Edital da FUNARTE oferece bolsas e integração entre artistas de prefeituras que possuem Estações Cidadania

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que a Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou o edital Bolsa Funarte de Residências Artísticas nas Estações Cidadania, que pretende conceder 18 bolsas para artistas executarem projetos de circo, música, teatro, dança e artes visuais em um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), equipamento que passou a ser chamado esse ano de Estação Cidadania – Cultura. Os selecionados receberão uma bolsa de R$ 20 mil para realizarem suas residências artísticas.

O edital tem como objetivo promover o deslocamento de artistas para um espaço de experimentação, pesquisa e criação, que possibilite a troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades em conjunto com outros artistas, profissionais das instituições envolvidas e suas respectivas comunidades. Também visa contribuir para a transformação social dos territórios de vulnerabilidade onde estão localizadas as Estações Cidadania.

Prazos

Os artistas interessados em participar podem inscrever seus projetos ​até o dia 1 de agosto por meio de formulário. As residências artísticas terão duração de três meses e acontecerão fora da região geográfica onde o artista selecionado reside.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar carta de anuência do grupo gestor da Estação Cidadania na qual pretende desenvolver o projeto proposto. Para mais informações a respeito dessa iniciativa, acesse aqui o edital e confira a lista das Estações Cidadania que se encontram aptas para receber os artistas em residência.

Apesar da iniciativa não possibilitar que os Municípios sejam proponentes, a CNM ressalta que as prefeituras podem divulgar a mesma junto aos artistas locais, a fim de que esses tenham experiências em um outro território, de forma a promover o intercâmbio cultural entre Municípios. Além disso, a iniciativa expande e estimula o trabalho de Estações Cidadania, que são administrados por prefeituras em gestão compartilhada com suas respectivas comunidades.

Saiba como participar aqui.

Fonte:  Agência CNM de Notícias​ com informações da Funarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *