Zé Vitor

Deputado Zé Vitor apura falta de leitos em visita técnica ao Hospital de Clínicas da UFU em Uberlândia

Uma comitiva da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados esteve no final da tarde de ontem, 19, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, para uma visita técnica no Hospital da Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A unidade é referência para atendimentos de média e alta complexidades para municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em atendimentos como infarto, AVC, politraumatismos, neurocirurgia, materno infantil de alto risco, saúde mental e oncologia.

A comitiva foi formada pelo Presidente da Comissão de Saúde, deputado Zé Vitor (PL-MG) e pelo Secretário-Executivo da Comissão de Saúde, Rubens Gomes Carneiro Filho. Também acompanharam a vistoria políticos locais.

O Hospital de Clínicas da UFU sofre com a falta de leitos. No dia 29 de julho, um idoso teve um infarto agudo do miocárdio e faleceu após passar quase 4 horas dentro de uma ambulância esperando atendimento na porta da unidade. O HC conta com 69 leitos no Pronto Socorro e no dia do ocorrido, 156 pacientes estavam internados no local.

O deputado Zé Vitor apresentou no dia 31 de julho um requerimento solicitando a visita técnica da Comissão como forma de buscar uma solução para o problema, aprovado na reunião deliberativa do Colegiado do dia 9 de agosto.

Na visita, a coordenação do Hospital informou sobre a dificuldade gerada pela superlotação em níveis altíssimos. Segundo informações apresentadas na visita, há um déficit de mil leitos para Uberlândia, devido ao crescimento populacional da cidade e da região, mesmo com todas as linhas prioritárias de atendimento dentro do credenciamento do SUS.

Para dar conta da demanda, segundo informações do Hospital é necessário um adicional de R$ 375 milhões ao orçamento anual do Hospital, que é de R$ 600 milhões, para funcionamento adequado, além de melhoria na estrutura de saúde básica para mitigar o avanço de casos tratáveis em estágio inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *